Contribuir, por quê?


Contribuir com o Sindicato não serve apenas para se ganhar alguns descontos aqui e ali. Precisamos compreender o quanto é importante que nós trabalhadores estejamos organizados para conseguirmos conquistar e defender nossos seus direitos.


» Para que existe um Sindicato?


Um sindicato surge da necessidade dos trabalhadores se unirem para enfrentar batalhas que, sozinhos, não teriam forças para ganhar. Sua função é lutar pelos interesses comuns a todos os trabalhadores de uma atividade econômica, tanto nas negociações com os patrões como também representando a classe diante dos órgãos governamentais e perante a própria sociedade. No atual mundo capitalista onde vivemos, que é cada vez mais competitivo e agressivo, o sindicato também passou a ser um elemento indispensável para evitar abusos das empresas contra os trabalhadores, ou mesmo para organizar o combate às “forças políticas” que buscam diminuir nossos direitos através de justificativas estapafúrdias e em defesa de interesses gananciosos.


» Por que contribuir com o Sindicato?


O sindicato, embora seja previsto pela Constituição e possua um papel insubstituível nas relações de trabalho, continua sendo uma entidade privada criada e mantida pelos próprios trabalhadores.


O sindicato pertence, literalmente, aos trabalhadores.


Isso significa que a capacidade do sindicato de agir será grande se o apoio que ele recebe dos trabalhadores que representa também for grande, e por consequência, que se o apoio dos trabalhadores for pequeno, a capacidade do sindicato também será pequena.


Lembrem-se que para o sindicato ter condições de alcançar os objetivos da classe, é preciso que ele tenha força para realizar as campanhas e mobilizações, além de que precisa manter uma estrutura mínima para auxiliar os trabalhadores quando é necessário, seja por via administrativa ou jurídica.


Por isso, é importante que todos nós acompanhemos e participemos dos trabalhos realizados pelo sindicato e, da forma que for possível, que ajudemos a mantê-los.


VOCÊ É QUEM TORNA O SINDICATO FORTE
CONTRIBUA, PARTICIPE, LUTE!